Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 7 n. 1 (2022): vol.7, n. 1, 2022
Palavras-chave:
comportamento do consumidor; consumidor esportivo; torcida; tênis; jogo de tênis
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram identificar elementos que induzem o indivíduo a torcer por um tenista profissional, verificar a regularidade da torcida do indivíduo por um tenista profissional e identificar se a torcida por um tenista profissional é dedicada a um único indivíduo ou se ela é múltipla. Entender o comportamento do torcedor perante o tenista pode levar ao entendimento de caminhos mais certeiros a serem seguidos pelos gestores envolvidos no esporte, o qual tem o torcedor como o consumidor das diversas facetas de seu produto. Para a coleta de dados foram realizadas 15 entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado. Os entrevistados foram homens, residentes na cidade de Uberlândia-MG, que se autodeclaravam torcedores de algum tenista. Como resultado, constatou-se que os elementos que induzem à torcida são o estilo de jogo, a personalidade, e a carreira do jogador. Há um comportamento prevalecente de manutenção de torcida; contudo, exceções foram notadas. A unicidade de torcida se observa mais recorrentemente, mas nota-se também o comportamento de torcida por múltiplos tenistas, ao mesmo tempo.