Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 532-553
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor de turismo; Hospitalidade no turismo; Conteúdo gerado pelo usuário; Gestão de empresas turísticas; Parque temático
Resumo: Este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Com caráter descritivo e exploratório, e abordagem mista qualitativa e quantitativa, por meio da análise de conteúdo, a investigação foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário dentro do site Tripadvisor.com. Em seguida, parte dos dados obtidos foram processados pelos softwares NVivo 12 Pro, para o teste de frequência de palavras, e Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] e NetDraw 2.172, para o método de análise em redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores como ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa na experiência do cliente de parques temáticos. Além disso, verificou-se que as variáveis atrações – brinquedos e shows – e estrutura do parque têm maior índice de centralidade, intimamente ligadas à obtenção da diversão e à construção da satisfação. As reflexões desse estudo podem auxiliar na recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da Covid-19.