Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 572-593
Palavras-chave:
Planejamento turístico; Enoturismo; Vinho
Resumo: A construção de roteiros com elementos típicos de um território atrai turistas e, por isso, torna-se uma alternativa às regiões que não possuem atrativos consolidados. Nesta perspectiva, este estudo visa analisar o processo de construção, desenvolvimento e participação das organizações locais no roteiro turístico Ferradura dos Vinhedos, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, mediante as etapas de roteirização do Ministério do Turismo do Brasil. Por meio de abordagem qualitativa e método de estudo de caso, foram realizadas 21 entrevistas, com a técnica bola de neve. A análise de conteúdo demonstrou que há fases do processo de roteirização que não foram realizadas parcial ou totalmente; e que o envolvimento de agentes públicos, privados e sociais é escasso, influenciando na promoção, comercialização e legalização do roteiro turístico. Por fim, o roteiro apresenta oportunidade de atrair novos turistas e investidores para o município, todavia, faz-se necessária a revisão do processo de roteirização e o estímulo dos agentes locais.