Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 29-50
Palavras-chave:
Competências; Profissional de Vendas; Agências de viagem.
Resumo: O presente artigo busca compreender quais são as principais competências necessárias a profissionais atuantes na área de vendas das agências de viagens localizadas em Porto Alegre/RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, utilizando uma survey para coleta de dados. Dentre as cento e oitenta agências de viagens existentes em Porto Alegre/RS, foram recebidos 69 questionários respondidos. Para analisar os dados foram utilizadas a estatística descritiva, a análise fatorial, a correlação, o teste T e a Anova, conforme a natureza dos dados. Apesar de o construto utilizado na pesquisa apontar três dimensões para analisar as competências – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes –, o estudo apontou cinco dimensões: Habilidade, Qualificação Técnica, Conhecimento Tácito, Atitude e Conectividade. Os resultados evidenciaram, também, que a formação do profissional é baseada na escolaridade, mas as suas vivências pessoais tornam cada profissional único. Os resultados apresentados mostram que o fator Habilidade é considerado o mais relevante sob o ponto de vista dos gestores.