Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 282-298
Palavras-chave:
Turismo. Educação superior; Forças de pressão; Paradigmas educacionais.; Turismo
Resumo: Pesquisa bibliográfica que visa compreender cenários evolutivos do ensino superior de Turismo, onde se fazem presentes forças de pressão em defesa de novos paradigmas educacionais. O levantamento das fontes foi realizado a partir de busca em bases de dados eletrônicos, bibliotecas especializadas e indicação de experts da área. A pesquisa aborda dados evolutivos do ensino superior em turismo no Mundo (ocidental) e no Brasil, descrevendo fatos históricos e outros relevantes à compreensão do desenvolvimento do setor. Apresenta os problemas, desafios e as dificuldades estruturais frente a mudanças globais e discute alguns fatores catalisadores de mudanças para novos modelos de ensino superior em turismo. Ao final, destaca-se a necessidade de mudança no ensino superior em turismo que em face de 3 focos de interesse da comunidade acadêmica introduz um quarto foco: o da hospitalidade, resgatando o verdadeiro sentido na humanização do turismo.