Publicações de Turismo
Nova busca:        


GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
 
     GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
     
     


Autor(es):
Ribeiro, Suzana Xavier
Escrivão Filho, Edmundo


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 398-411

Palavras-chave:
Hotelaria. Comunicação Organizacional; Pequena Empresa.


Resumo: A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira.