Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 1 (2011); 52-80
Palavras-chave:
competências empreendedoras; pequenas empresas; setor hoteleiro; Gestão em Turismo
Resumo: O enfoque dado ao estudo das competências tem sido apresentado como alternativa para o aumento da competitividade das empresas, sendo utilizado por empresas com foco na inovação; em especial no campo da estratégia e gestão de pessoas e, recentemente, no campo do empreendedorismo. Este estudo teve como objetivo analisar as competências empreendedoras dos proprietários de hotéis de pequeno porte, baseando-se em referencial teórico de Fleury e Fleury (2001) e Zarifi an (2001) e em modelo de competências empreendedoras, a partir de Man e Lau (2000) e Cooley. Foi realizado estudo de casos múltiplos, através de entrevistas semiestruturadas com três empreendedores em função das competências do modelo proposto: oportunidade, comunicação, comprometimento, planejamento, mobilização, qualidade de vida e interpretação. Verificou-se que não existe uniformidade em relação à caracterização de suas competências, em função da variação dos perfis profissionais e pessoais; experiências; histórias de vida; ambientes em que estão inseridos; características dos empreendimentos; diferentes ciclos de vida das empresas; mercados; estratégias e posicionamentos de mercado.