Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 2 (2003); 149
Palavras-chave:
Resumo: Ao turismo não pode ser atribuído um papel exclusivo como difusor de conhecimentos e cultura, pois vivemos na sociedade da mídia, na sociedade da comunicação na qual as informações chegam instantaneamente a qualquer parte do mundo globalizado, existindo um grande crescimento do turismo, já que representa um importante gerador de lucros, beneficiando o contexto municipal, nacional e internacional. Elaboramos uma pesquisa quantitativa com os munícipes de Brotas (SP), por meio de um questionário com perguntas previamente elaboradas e análise do documento municipal. Concluímos que os moradores do município necessitam de atenção, porque se preocupam com o turismo, mas de certa forma não são atores sociais atuantes neste momento; contudo, devemos pensar em desenvolver um turismo transacional, no qual existe uma descentralização de poder, ao mesmo tempo permitindo a integração inter-setorial entre órgãos públicos, empresas privadas, ONG, grupos de cidadãos e indivíduos.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Turismoplanejamento.