Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 04-22
Palavras-chave:
Gestão hoteleira; Segmentação de mercado; Comportamento do consumidor.
Resumo: Atividades envolvendo serviços representam mais de 50% do PIB da economia brasileira e dentro desse setor, a indústria hoteleira tem se destacado pelo grande dinamismo adquirido nos últimos anos em razão do aumento da oferta do número de leitos e entrada de grandes competidores internacionais no mercado. Uma tendência dessa mudança foi a segmentação, onde cada hotel buscou atender de maneira eficiente e eficaz um determinado público. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar quais os atributos de hotéis do segmento econômico independentes são mais valorizados, contribuindo para a satisfação dos clientes. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de aplicação de questionário estruturado com atributos pré-selecionados. Posteriormente, para explorar e discutir os resultados encontrados na análise quantitativa foi conduzido um grupo focado com consumidores. A pesquisa mostrou que há quatro atributos mais valorados pelo consumidor de hotéis econômicos: limpeza, profissionalismo, silêncio nas acomodações e confiabilidade nos serviços.