Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 7 n. 2 (2005); 291-310
Palavras-chave:
Resumo: Este estudo teve como objetivo delinear o perfil das empresas turísticas e analisar a contribuição socioeconômica dessas empresas na atividade turística no município de Canindé de São Francisco, localizado no semi-árido sergipano. Utilizou-se a combinação dos métodos bibliográfico e documental, além de pesquisa de campo, a qual possibilitou a coleta de dados primários. Verificou-se que o município possui onze estabelecimentos turísticos particulares, distribuídos nos segmentos de alimentação, hospedagem, agência de turismo, transporte náutico e comercialização de artesanatos. Essas empresas geram 103 empregos diretos e formais e a média salarial encontra-se na faixa de 1 a 1,47 salário mínimo. Conclui-se que a atividade turística ainda não contribui de forma proporcionalmente significativa na geração de empregos no município, pois os empregos formais gerados pelas empresas turísticas locais representam 1,6% do total da PEA (população Economicamente Ativa) do município, mas o fato de serem formais (com carteira assinada) já faz muita diferença.
Palavras-chave: Empresas Turísticas; Impactos Econômicos; Impactos Sociais.