Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 8 n. 1 (2006); 91-104
Palavras-chave:
Resumo: O presente artigo explora o grau de atratividade exercido por centros turísticos, tomando como base a noção de raio de ação de um bem ou serviço, definido na Teoria dos Lugares Centrais, de Walter Christaller. A cidade de Ouro Preto é tomada como objeto de estudo, sendo seus fluxos de turistas domésticos e internacionais analisados a partir de estatísticas descritivas e mapeamento coroplético. Os resultados revelam forte sazonalidade na demanda turística, com picos de visitantes nos meses de férias escolares. Entretanto, turistas domésticos e internacionais apresentam comportamento distinto ao longo do ano. A cartografia identifica os limites do raio de ação do produto turístico de Ouro Preto, revelando a presença de forte controle da distância sobre o fluxo turístico doméstico. Por outro lado, a demanda turística internacional restringe-se à Europa e ao continente americano.
Palavras-chave: Produto Turístico, Ouro Preto, Geografia do Turismo.