Publicações de Turismo
Nova busca:        


UMA TIPOLOGIA PARA SEGMENTAÇÃO DE HÁBITOS DE VIAGEM DAS CLASSES POPULARES
 
     UMA TIPOLOGIA PARA SEGMENTAÇÃO DE HÁBITOS DE VIAGEM DAS CLASSES POPULARES
     A typology for segmentation of the popular classes travel habits
     Una tipología de segmentación de los hábitos de viaje de las clases populares


Autor(es):
Bacha, Maria de Lourdes
Strehlau, Vivian Iara


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 2 (2009); 175-200

Palavras-chave:
renda baixa; hábitos de viagem; lazer; comportamento do consumidor


Resumo: O objetivo deste artigo é analisar hábitos de viagem das classes populares, buscando desenvolver uma tipologia para esses consumidores relacionada a número e duração de viagens de lazer e faixa etária. O estudo se justifica pela importância do turismo como indústria, pela atenção despertada pelo segmento renda baixa e, por fim, pela escassez de trabalhos acadêmicos voltados ao turismo e renda baixa. Após a revisão da literatura pertinente, realizou-se um estudo quantitativo do tipo survey. A amostra selecionada por conveniência foi de 861 indivíduos selecionados pelo Critério Brasil de classificação sócioeconômica, pertencentes às classes CD e residentes na cidade de São Paulo. Os dados foram analisados com o uso de estatística descritiva e multivariada. A análise de agrupamentos indicou a existência de quatro deles, no qual as características distintivas mais marcantes são a faixa etária e nível de renda. Obtiveram-se os seguintes agrupamentos: adultos maduros, adultos, adolescentes e jovens e jovens adultos, cada qual com características próprias.