Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 8 n. 2 (2006); 253-272
Palavras-chave:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor o resultado de uma pesquisa que visou conhecer a expressão de criatividade nas pousadas da Ilha de Santa Catarina. A pesquisa contou com a participação de hóspedes, empregados e dirigentes de três pousadas. Para o presente artigo, apresenta-se os resultados de apenas uma pousada. O estudo múltiplo de casos, com uma abordagem predominantemente qualitativa, baseou-se nas falas dos sujeitos participantes da pesquisa e na compreensão da manifestação de criatividade em duas dimensões: o produto e a gestão organizacional. Na investigação foram utilizadas as técnicas de entrevista semi estruturada, observação direta, análise documental, história de vida e questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que na pousada analisada os produtos apresentam características de originalidade e a gestão organizacional um misto de práticas administrativas inovadoras e tradicionais.
Palavras-chave: Criatividade. Meios de Hospedagem. Turismo.