Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 8 n. 3 (2006); 347-360
Palavras-chave:
Resumo: Várias tipologias estratégicas têm sido desenvolvidas e analisadas em diferentes contextos industriais e sectores em termos da sua aplicabilidade. A tipologia estratégica de Porter é uma das mais evidenciadas na literatura, com maior número de estudos realizados. No entanto, pouca atenção foi colocada no sector de serviços. Pretende-se neste estudo, verificar a aplicabilidade da tipologia de Porter ao sector de restauração na NUT III do Cavado (Portugal). De acordo com as questões e objectivo em análise, foram utilizadas dois tipos de análises: factorial análise e análise cluster, a fim de identificar os factores determinantes das estratégias e para agregar as empresas por grupos dentro do sector em análise. Os resultados evidenciaram que, no sector da restauração, a tipologia de Porter não é a mais eficaz, na medida em que as empresas que seguem mais do que uma das estratégias genéricas, apresentam um nível de desempenho superior, não estando em conformidade com as proposições defendidas por Porter.
Palavras-Chave: Tipologia de Estratégias, Sector de Restauração, Turismo.