Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 10 n. 1 (2008); 57 - 73
Palavras-chave:
Resumo: O objetivo que motivou esta pesquisa foi o de analisar o modo como as estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil foram influenciadas pelos seus líderes entre 1974 e 2006. A revisão teórica do estudo toma como base textos sobre estratégia e liderança. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. Utilizou-se principalmente o método de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Visto que a organização de origem francesa procurou crescer num ambiente turbulento como é o brasileiro, a interação entre os indivíduos e a firma contribuiu para que a Accor Hotels alcançasse e mantivesse a sua liderança de mercado. Os resultados indicaram que as estratégias adotadas pela empresa foram influenciadas pela visão, conhecimento e autonomia dos seus líderes. Desse modo, acredita-se que esta pesquisa tenha contribuído com o conhecimento científico por ter identificado a formação de uma coalizão dominante que também moldou as estratégias e por verificar que a sucessão entre líderes foi importante para manter a trajetória de crescimento.
Palavras-chave: Liderança – Hospitalidade – Accor Hotels.