Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 10 n. 1 (2008); 23 - 38
Palavras-chave:
Resumo: A mensuração do desempenho como ferramenta gerencial estratégica é capaz de prover informações relevantes através do monitoramento dos principais aspectos inerentes à gestão de empresas. Este artigo teve o objetivo de identificar a estrutura e padrões de relações existentes entre os indicadores de desempenho utilizados por empresas do setor hoteleiro da cidade de João Pessoa. Para a realização dessa pesquisa foram analisados 31 hotéis e investigados 24 indicadores de desempenho. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas três abordagens metodológicas multivariadas complementares: a análise de agrupamentos, o escalonamento multidimensional e a análise fatorial. Os procedimentos foram realizados através do auxílio do aplicativo estatístico STATISTICA for Windows. Foram encontrados três grupos distintos através da análise de agrupamentos (um grupo econômico/financeiro, um grupo de qualidade e um grupo mercadológico). Este resultado foi corroborado plenamente pelo escalonamento multidimensional e parcialmente pela análise fatorial.
Palavras-chave: Setor Hoteleiro - Medição de Desempenho - Processo de Tomada de Decisão.