Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 12, Single Issue (2022): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism and Unesco heritage sites in Brazil” ; 1-14
Palavras-chave:
turismo literário; turista literário; experiência; motivação; Brasil
Resumo: Esta investigação exploratória e quantitativa contribui dados empíricos sobre visitas de turismo literário. A recolha de dados realizou-se com um questionário desenhado para ser respondido, online, pelos participantes de um festival literário, questionando-os sobre as suas experiências prévias de turismo literário, modo de organização e preparação da visita, lugares literários visitados, motivações e aspectos surpreendentes da experiência. Os resultados indicam que as casas-museu de escritores são o lugar literário mais visitado e que os visitantes com rendimentos superiores preparam autonomamente as suas visitas, realizando pesquisas online e (re)lendo os textos literários. Em contraste, os que se encontram num escalão de rendimento inferior dependem frequentemente das adaptações audiovisuais de livros. Relativamente à motivação para visitar lugares literários, a maioria dos inquiridos indica a amplificação do conhecimento sobre a obra literária e o autor. Na experiência do turismo literário, a análise dos dados revela que existe uma interação emocional e intelectual na qual a imaginação e a visualização intervêm no processo de co-criação do lugar literário. Nesta investigação, os resultados são analisados a partir dos conceitos de experiência, motivação e de-diferenciação no âmbito dos estudos em turismo e do conceito de 'realização' da teoria transacional da construção de sentido.