Fonte: Turismo, Sociedade & Território; v. 2 n. 1 (2020); e25096
Palavras-chave:
Blogs. Decisão de Compra. Destino Turístico.
Resumo: O turismo vem ganhando maiores dimensões nos últimos anos devido a globalização, as novas tecnologias e as mídias sociais. Logo, os blogs exercem um papel fundamental na decisão de compra do consumidor turista, que busca cada vez mais adquirir produtos e serviços de qualidade que possam atender as suas necessidades e suas expectativas, pois atuam como formadores de opinião acerca de produtos e serviços turísticos, ou seja, influenciam a escolha do destino turístico. O objetivo geral do estudo é discutir o estado da arte da produção científica sobre os blogs e sua influência na escolha de um destino turístico permitindo assim, uma discussão e reflexão acerca da importância e funcionalidade dos blogs para o desenvolvimento do turismo. A metodologia empregada teve caráter bibliográfico e exploratório com abordagem qualitativa e a técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo. Assim, o conteúdo analisado demostrou que os turistas buscam nos blogs informações sobre o destino turístico para realizarem sua viagem, influenciando a decisão de compra no momento de escolher o destino que desejam visitar, principalmente no cerne a lugares que possam ser visitados no destino, cultura, infraestrutura, atrativos turísticos, acomodações e meios de deslocamento.