Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 20 n. 3 (2022): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 743-755
Palavras-chave:
Resumo: A ligação entre comércio e turismo é amplamente conhecida, dada a necessidade de lojas e serviços para o desenvolvimento da actividade e devido à consideração das ruas comerciais como atracções turísticas recreativas. Assim, o presente artigo tem por objectivo analisar a coordenação público-privada na implementação do programa Centros Comerciales a Cielo Abierto na cidade de Mar del Plata (Argentina), tendo em conta os recursos postos em jogo por cada actor, no que é considerado um processo de governação. Trata-se de um estudo qualitativo, que tem uma abordagem interpretativa, tendo simultaneamente em conta o ponto de vista dos actores envolvidos a partir da utilização de entrevistas semi-estruturadas; esta informação foi coligida e complementada com a de fontes secundárias. Quanto aos resultados do caso, a implementação poderia ser alcançada devido a um contexto local favorável de apoio governamental, recursos financeiros disponíveis, e uma estrutura de relações fluidas entre os actores intervenientes. A mudança na gestão municipal, bem como a falta de confiança por parte dos comerciantes sobre o impacto do programa, são factores que influenciaram a sua descontinuidade.