Publicações de Turismo
Nova busca:        


Sobre Dar-Receber e Retribuir: Marcel Mauss, Dádiva e Dimensões da Hospitalidade / Give-Receive and Give Back: Marcel Mauss, Gift and Hospitality Dimensions
 
     Sobre Dar-Receber e Retribuir: Marcel Mauss, Dádiva e Dimensões da Hospitalidade / Give-Receive and Give Back: Marcel Mauss, Gift and Hospitality Dimensions
     
     


Autor(es):
Cavenaghi, Airton José


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2022): Especial Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Hospitalidade; Hospitality; Dimensões da Hospitalidade; Dimensions of Hospitality; Ciclo da Dádiva; Gift Cycle; Marcel Mauss.


Resumo: Neste artigo pretende-se apresentar uma nova leitura para o trabalho de Marcel Mauss, ‘Ensaio sobre a Dádiva’.  Nesta análise procura-se demonstrar o funcionamento do ciclo da Dádiva e a sua associação com as chamadas ‘dimensões’ da Hospitalidade. Mostra-se que a busca pelo equilíbrio da sociedade, passa pela constante reformulação do ciclo da Dádiva e da presença da Hospitalidade em suas múltiplas dimensões, como baliza de reordenação dos sentidos coletivos. Argumenta-se que a Modernidade propôs uma artificialidade na absorção do ciclo original da Dádiva, criando mecanismos que produzem frustrantes sensações de estabilidade, imperceptíveis pela lógica da vivência coletiva na contemporaneidade.PALAVRAS-CHAVEHospitalidade; Dimensões da Hospitalidade; Ciclo da Dádiva; Marcel Mauss.ABSTRACTThis article intends to present a new reading for the Marcel Mauss text ‘Essay on the Gift’. This analysis seeks to demonstrate the Gift cycle functioning and its association with the so-called Hospitality 'dimensions'. It's shown that the search for balance in society involves constant reformulation of the Gift cycle and the presence of Hospitality in its multiple dimensions, as a form of reordering the collective senses. It's defended that Modernity has proposed an artificiality in the absorption of the original Gift cycle, creating mechanisms that produce frustrating sensations of stability, imperceptible by the logic of collective living in contemporary times.KEYWORDSHospitality; Dimensions of Hospitality; Gift Cycle; Marcel Mauss.AUTORIAAirton José Cavenaghi – Doutor. Professor e pesquisador no Departamento de História, Universidade Federal do Acre e no Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-1084-8158. E-mail: acavenaghi@gmail