Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 20 n. 1 (2022): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 20(1) 2022
Palavras-chave:
mercados locais; tendências dos consumidores; turismo de massas; gentrificação; sustentabilidade
Resumo: Os mercados locais nas cidades estão cada vez mais ameaçados por novos tipos de comércio e pontos de venda a retalho. Além disso, as tendências de consumo também evoluíram, pelo que estes mercados devem ser capazes de se adaptar a fim de sobreviver. O principal objectivo deste trabalho é esclarecer o grau de influência do aumento do turismo como causa da perda do público local no Mercado La Boqueria, bem como explorar possíveis melhorias para recuperar a clientela local. A investigação utilizou metodologias quantitativas (inquéritos) e qualitativas (entrevistas com peritos e partes interessadas, ferramenta UsabilityHub). Conclui-se que o turismo é um factor determinante para a actual Boquería e terá de ser tido em conta para se adaptar a novos tempos e cenários, continuando a oferecer a melhor qualidade, que sempre caracterizou o mercado.