Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 20 n. 1 (2022): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 20(1) 2022
Palavras-chave:
Pós-Graduação em Turismo; Docentes em Turismo; Produção do Conhecimento; Brasil.
Resumo: O objetivo desse artigo constitui-se em investigar o universo da pós-graduação stricto sensu em Turismo no Brasil a partir dos cursos oferecidos atualmente e acerca do perfil dos docentes no âmbito dos programas que pertencem. O universo da pesquisa contemplou 10 programas de pós-graduação do território brasileiro, totalizando a caracterização de 131 docentes. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem mista, contemplando aspectos qualitativos e quantitativos, de maneira complementar. Realizou-se revisão bibliográfica sobre o percurso histórico dos programas de pós-graduação e da produção do conhecimento na área no Brasil. A coleta de dados adotou uma postura de varredura a partir das informações disponíveis na Plataforma Lattes. Para as análises estatísticas fez-se o uso do software SPSS statistics e microsoft excel e para análise qualitativa utilizou-se o recurso visual de nuvem de palavras. O trabalho contribui para o debate da relação entre pós-graduação e produção científica do turismo no caso brasileiro.