Comportamento de busca de mudança e autoidentidade na satisfação de mochileiros brasileiros com viagens internacionais de mochileiros
Comportamento de busca de mudança e autoidentidade na satisfação de mochileiros brasileiros com viagens internacionais de mochileiros
Change-seeking behavior and self-identity in the satisfaction of brazilian backpackers with international backpacking trips
Comportamiento de la búsqueda del cambio y la propia identidad en la satisfacción de los mochileros brasileños con viajes internacionales para mochileros
Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 10, n. 4 (2021): Edição Especial; 109-135
Palavras-chave:
Busca de mudança; Autoidentificação; Satisfação do turista; Backpacker; Viagens internacionais;
Resumo: Objetivo do estudo: Este estudo investigou como o comportamento de busca por mudanças e as auto-identidades globais e locais influenciam a satisfação dos mochileiros brasileiros com suas viagens internacionais.Metodologia / abordagem: Realizamos uma pesquisa por questionário com mochileiros brasileiros (n = 213). Os dados coletados foram submetidos à técnica de análise fatorial exploratória (AFE) e regressão linear múltipla (RLM) no SPSS.Originalidade / Relevância: O presente estudo é original porque propõe noções inéditas de identidade como fator de influência na satisfação do mochileiro, até então um tema pouco pesquisado.Principais resultados: Os resultados indicam que o comportamento de busca por mudanças e a autoidentidade global em mochileiros brasileiros influenciam sua satisfação com a viagem. Outras descobertas mostraram como os sujeitos têm maior proficiência em línguas estrangeiras e certas preferências geográficas. Contribuições teórico-metodológicas: A principal contribuição desta pesquisa é que o comportamento de busca por mudanças e a autoidentidade global estão positivamente associadas à satisfação dos mochileiros brasileiros com suas viagens internacionais. Assim, este trabalho mostra que a satisfação do consumidor é influenciada por questões de identidade.