Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 72-90
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo; Hospitalidade Virtual; Instrumento de Avaliação; Portais Virtuais; Brasil.
Resumo: O meio virtual tem ganho destaque na sociedade do século XXI em todos os segmentos. O objetivo é propor a criação de um instrumento (HP25) que avalie a hospitalidade virtual em destinos turísticos e aplicá-lo na cidade de Natal-RN, Brasil. Para tanto, foram criadas duas categorias de avaliação: informação e interatividade. Como objetos da análise, utilizou-se: portais virtuais e redes sociais vinculadas ao destino. A metodologia empregada foi estudo de caso com natureza qualitativa. Os resultados obtidos na aplicação do HP25 por meio dos portais virtuais e redes sociais indicaram que o grau de hospitalidade virtual em Natal-RN, Brasil, ainda está distante dos parâmetros considerados satisfatórios. Constatou-se a existência de problemas estruturais nos portais em ambas as categorias, porém, com mais intensidade na categoria interatividade. Conclui-se que é dada pouca atenção à hospitalidade virtual, enfatizando a necessidade de investimento nessa demanda contemporânea.