Publicações de Turismo
Nova busca:        


Educação Étnico-Racial de Crianças Pequenas no “Percurso Território Negro” de Museus em Belo Horizonte
 
     Educação Étnico-Racial de Crianças Pequenas no “Percurso Território Negro” de Museus em Belo Horizonte
     Education of Young Children in the “Black Territory Route' of Belo Horizonte´s Museums
     


Autor(es):
Fonseca, Andreza Mara da
Noronha, Vânia


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 4 (2021): dezembro; 1-34

Palavras-chave:
Educação étnico-racial; Infância; Museus


Resumo: Este artigo problematiza o fenômeno lazer na contemporaneidade e a urgência de adotarmos outros paradigmas para a análise de suas manifestações. Ele apresenta uma pesquisa realizada com crianças da Educação Infantil em museus no sentido de educar para outras sensibilidades. O estudo objetivou analisar as narrativas de crianças de 5 anos sobre a situação do povo negro no Brasil em nossa sociedade, possibilitada por visitas em dois museus de Belo Horizonte. Desse modo, a articulação dos conceitos de lazer, infância, currículo, educação e linguagem museal, permitiu análises que caminharam na direção de uma educação étnico-racial dessas crianças. A pesquisa qualitativa adotou o estudo de caso e as estratégias de análise documental, entrevistas, observação participante. Percebeu-se uma leitura positivada sobre o povo negro pelas crianças e a constituição de outros imaginários oportunizada por práticas lúdicas fora do contexto escolar.