Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia
Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; Questões Atuais em Turismologia (Ed. Regular), vol. 7, n. 1 (único), 2021; 1-17
Palavras-chave:
Divisão Digital; Disparidade Digital; Adoção de TIC; Análise Fatorial; ANOVA; Empresas de Turismo Rural
Resumo: A medição da eficácia da adoção das TIC entre a comunidade rural é tomada como uma área emergente de estudo devido ao problema da divisão digital e da disparidade digital. Os resultados fornecem uma compreensão profunda do estudo preliminar medindo as diferenças que surgem entre os diferentes grupos etários e educacionais na área de estudo com dados coletados de 200 indivíduos rurais direta ou indiretamente envolvidos com o turismo rural. O método de pesquisa foi adotado para enfocar os objetivos-chave do estudo. A análise dos fatores como uma técnica estatística permitiu reduzir os fatores a diferentes dimensões. A ANOVA mostrou diferenças significativas de pontuação média entre as diferentes categorias de idade para a primeira dimensão e para a segunda dimensão, ou seja, importância das TIC e uso das TIC, respectivamente. Da mesma forma, foram obtidas diferenças significativas nas pontuações médias aplicando a ANOVA às categorias mencionadas anteriormente. Os resultados indicam claramente o maior uso de dispositivos de TIC pelos jovens da área com diplomas profissionais e diplomas vocacionais, fornecendo implicações teóricas e gerenciais na criação de empresas específicas de turismo rural que permitiram que as empresas de turismo rural fossem administradas e operadas pelos jovens com conhecimento de TIC.