Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2368
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento; Turismo; Revisão integrativa; Compartilhamento de conhecimento; Conhecimento tácito.
Resumo:
Quando se trata de gestão do conhecimento (GC), uma das formas de classificá-la é por meio de seus processos. Quando o assunto é turismo, são os setores que revelam seu desenvolvimento prático. Nesta conjuntura, este artigo tem como objetivo analisar quais são os setores do turismo que estão considerando a GC em suas pesquisas, bem como quais processos de GC são mais utilizados nos estudos de turismo. Para tanto, esta pesquisa está apoiada em uma revisão integrativa da literatura e segue as diretrizes da recomendação PRISMA. Devido ao protocolo de pesquisa estabelecido e utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science, obteve-se uma amostra inicial de 376 artigos, dos quais 107 atenderam aos critérios de elegibilidade. São resultados da pesquisa: (1) os setores mais representativos são o macro turismo e o segmento de serviços de hospedagem; (2) há uma ênfase nos processos de compartilhamento e transferência de conhecimento, que são preocupações da GC também em outras áreas; (3) as pesquisas destacam o conhecimento tácito, dada a sua complexidade de gestão e o diferencial competitivo que suporta; (4) as pesquisas sobre GC no turismo receberam críticas pela baixa qualidade, complexidade da linguagem científica, ou desconexão com o mercado.