Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, Vol. 12, Single Issue (2022): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism and Unesco heritage sites in Brazil” ; 1-13
Palavras-chave:
Patrimônio Natural; Reputação Online; Parque Nacional do Iguaçu
Resumo: Os estudos brasileiros e internacionais sobre reputação online seguem trazendo contribuições à gestão de atrativos, equipamentos e destinos turísticos. Deste modo, esta pesquisa, de caráter essencialmente descritivo com revisão de literatura sistematizada, tem o objetivo de avaliar a opinião dos usuários da plataforma TripAdvisor, por meio de metodologia específica, visando reconhecer a reputação online do Patrimônio Natural Mundial – Parque Nacional do Iguaçu. Foram analisadas 957 postagens que avaliaram positivamente o atrativo, com 90% de nota máxima. Os comentários foram classificados pelas palavras-chave e enquadrados em 3 (três) categorias principais: paisagem; serviços na unidade de conservação e atividades. Cada postagem pode ser classificada em diferentes aspectos que resultaram em 3.422 comentários, sendo 90,18% positivos e 9,82% negativos. O destaque positivo se deu para os aspectos: Beleza Cênica, Marcos da Paisagem, Infraestrutura/Acessibilidade, Atividades e Atratividades. Os comentários negativos, mesmo em menor número foram enfatizados, pois são de gestão mais complexa. O fato de o Parque ser um Patrimônio Natural Mundial não foi evidenciado pelos usuários. Com esses dados, os gestores do PNI têm uma ferramenta a mais para auxiliar na gestão do uso público, visando a melhoria dos serviços e das atividades desenvolvidas.