Resumo: O turismo é um motor econômico na cidade de Cuenca na Espanha), no entanto, o despovoamento retarda o seu desenvolvimento. Uma das medidas possíveis para reativar a atividade turística consiste em segmentar os visitantes em grupos definidos, como o objetivo de oferecer serviços e produtos adaptados aos seus desejos e necessidades. Esta pesquisa, visa conhecer os perfis dos visitantes da cidade com base em dados sociodemográficos, características de viagem e, principalmente de tudo, as suas motivações. Além disso, investiga a sua satisfação e a sua relação com as motivações da visita. Para este fim, foram elaborados dois questionários preenchidos pelos visitantes da cidade. Os dados obtidos foram explorados por meio do software estatístico SPSS. Os resultados comprovam a utilização da motivação como critério de segmentação junto com a coleta de dados sociodemográficos do visitante e das características da sua viagem. De igual modo, argumenta-se que a satisfação do turista está relacionada às motivações do visitante, com a exceção dos chamados “satisfatores gerais”. Além disso, verifica-se que a promoção turística deve orientar-se para potenciais focos emissores de visitantes e através da Internet, tendo em conta a importância da imagem do destino.