Resumo: Os atores que participam das ações e atividades dos DMOs (Destination Marketing Organizations ou Organizações de Marketing do Destino), tais como os Convention & Visitors Bureaux (CVBx), geralmente o fazem por motivos associativistas e econômicos, evidenciando a responsabilidade dessas entidades na gestão dos destinos turísticos. Porém, associados, conselheiros e diretores geralmente divergem sobre quais ações e projetos devem ser priorizados e sobre a aplicação dos recursos dessas entidades. Portanto, definir o papel dos CVBx no marketing colaborativo dos destinos é o objetivo deste artigo, a partir da análise do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB), Paraná, Brasil. Assim, este estudo exploratório selecionou a metodologia baseada nas pesquisas bibliográfica e documental, utilizando-se do método snowball para coletar papers a respeito da relação CVBx e Marketing Colaborativo nos principais periódicos científicos da área. Também, a partir do método qualitativo, uma pesquisa de campo com questionário de perguntas fechadas em escala Likert foi aplicada aos 143 mantenedores e conselheiros da gestão 2011-2014 do CCVB, que participam regularmente das ações e atividades promovidas pela entidade. Como resultado, seguindo o modelo teórico-metodológico de Wang (2008a), este artigo comprova que a principal função do CCVB é de organizador da promoção e do marketing turístico local e regional, concluindo que esta entidade atua como um DMO e não apenas como uma associação que capta eventos para o destino.