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Empreendedor-Coordenador Brasileiro: Análise Através da Metáfora Médico e Monstro
 
     Empreendedor-Coordenador Brasileiro: Análise Através da Metáfora Médico e Monstro
     
     


Autor(es):
Dalmarco, Gustavo
Zaniol, Cristina
Selao, Daniel
Drumm, Elisabeth Cristina


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 4, n. 2 (2014): Janeiro-Junho; 294-312

Palavras-chave:
Administração; Economia; Gestão da Inovação


Resumo: Inovação está no plano estratégico da maioria das empresas brasileiras. O empresário local, a partir dos novos desafios com abertura de mercado nos anos 90, tende a adotar uma posição mais empreendedora, sem abandonar suas funções de coordenação. Analisando este perfil através da metáfora médico/monstro, o desafio do empresário é equilibrar as duas facetas: gerenciar sua empresa e identificar oportunidades para a realização de novas combinações. Desta forma, este artigo busca evidências de uma nova mentalidade do empresário brasileiro, que articula seu dia-a-dia entre as dimensões de coordenação e inovação. Realizando uma pesquisa exploratória e descritiva, buscou-se identificar as características deste tipo de empresário em empresas do sul do Brasil. Os resultados mostraram indícios deste perfil nos empresários, articulando as dimensões de coordenador-médico e empreendedor-monstro. As empresas estabelecidas realizaram iniciativas de adaptação e reestruturação, rearranjando suas competências internas para os novos desafios. Por sua vez, as novas empresas demonstram perfil mais flexível, não somente desenvolvendo novas tecnologias como ampliando suas atividades para o mercado internacional. Desta forma, o perfil “monstro” do empresário aponta para o fortalecimento no desenvolvimento tecnológico, enquanto o perfil “médico” demonstra a competência gerencial para competir não somente pelo mercado brasileiro, mas também internacionalmente.