Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 4 n. 7 (2016)
Palavras-chave:
Turismo
Resumo: Empresas hoteleiras, independentemente de suas operações, são importantes ícones de desenvolvimento socioeconômico. Para maximizar esses efeitos, deve-se entender os fatores que influenciam o ciclo de vida e o sucesso dessas organizações. Desse modo, destaca-se a sazonalidade e suas inferências sobre as operacionais e ritmos de consumo do produto hoteleiro. Assim, o presente trabalho demonstra como a baixa sazonalidade é responsável pela produção de impactos negativos que afetam a produção, a diversidade e a qualidade dos serviços hoteleiros. Para tanto, através de uma lógica quanti-qualitativa aplicada em um estudo de multicaso desenvolvido junto a três estabelecimentos hoteleiros ligados ao segmento corporativo fluminense, aferiu-se características e especificidades desse evento, observando as estratégias aplicadas a essa situação. A partir dessa conjectura, constatou-se a importância da proposição de estratégias capazes de minimizar os efeitos negativos sobre a produtividade hoteleira, melhorando a qualidade e a diversificação dos serviços ofertados, adequando-os as peculiaridades sazonais do turismo.