A educação e a geografia na arqueologia urbana : os desafios da experiência de olhar dialeticamente Brasília
A educação e a geografia na arqueologia urbana : os desafios da experiência de olhar dialeticamente Brasília
Education and geography in urban archeology : the challenges of the experience of looking Brasilia dialectically = A educação e a geografia na arqueologia urbana : os desafios da experiência de olhar dialeticamente Brasília
Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 3 n. 5 (2015)
Palavras-chave:
Geografia; Educação
Resumo: O artigo analisa as interfaces entre a hipertextualidade e a totalidade urbana, ambas enquanto conceito, paradigma e método. Tal articulação se mostra coerente diante das novas possibilidades de pesquisas, tendo em vista a diversidade das mídias, as diferentes linguagens e a aceleração das velocidades e dos diferentes modos de acessar e socializar conhecimentos que o digital proporciona. Os limiares entre tais categorias se mostram coerentes e neles vislumbram-se um vasto campo de investigação teórica e metodológica, segundo o qual pretendemos olhar dialeticamente as possibilidades de experiências em Brasília, patrimônio da humanidade. Tal reflexão, somada aos conceitos de narrativa e de experiência, promove um diálogo entre a educação, a geografia e o turismo e permitem a construção de um mosaico, esboçando uma experiência urbana vista em sua totalidade.