Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 6, n. 1 (2017): Janeiro - Abril; 62-91
Palavras-chave:
Desenvolvimento local turístico; Alianças estratégicas; Alianças público-privadas.
Resumo: Este artigo tem como objetivo examinar a percepção e predisposição de atores públicos e serviços privados turísticos, em relação às alianças estratégicas para fomentar o desenvolvimento do turismo ao nível local nas condições de Cuba e Equador. As províncias selecionadas para o estudo foram Matanzas e Tungurahua. Faz parte de projetos institucionais envolvendo pesquisadores da Universidade de Matanzas, Cuba, a Universidade Autônoma Regional dos Andes e a Escola Politécnica de Agricultura de Manabí, Equador. A metodologia parte da análise das políticas nacionais e locais, da declaração de interesses e da revisão de documentos oficiais. A segunda etapa, corresponde ao diagnóstico territorial sobre alianças estratégicas empregadas para gerar serviços e ofertas turísticas. A pesquisa explora a determinação e mapeamento de atores chave ou possíveis aliados, a valorização da atitude para a aliança e as necessidades estratégicas. As referidas etapas são anteriores à elaboração de qualquer plano estratégico de negociação e contrato. Os métodos e técnicas utilizados foram o brainstorming, o F.O.D.A, entrevistas, pesquisas e critérios de especialistas. Os dados forma processados ??com o Microsoft Excel e o SPSS. Os resultados da investigação estão associados à importância de conhecer a percepção e predisposição dos implicados no fomento de alianças estratégicas no setor turístico, para a realização de seu funcionamento na prática, que se baseia na contribuição de uma concepção teórico-investigativa e metodológica que sistematiza critérios de diferentes autores e mostra a aplicação das sequências de etapas para a realização do objetivo proposto.