Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 8, n. 2 (2019): Maio - Agosto; 230-240
Palavras-chave:
Ranking da CBF. Lei de Zipf. Economia dos Esportes.; Lei de Zipf no Ranking da CBF e competitividade dos clubes profissionais de futebol
Resumo: Objetivo do estudo: O objetivo da pesquisa foi verificar o grau de adequação do ranking da CBF à lei de Zipf. Metodologia/abordagem: Foram utilizadas regressões de corte transversal e em painel para os rankings no período 2013-2018. Originalidade/Relevância: Um padrão como a lei de Zipf – verificado em diversos rankings em outras áreas – implica em forte concentração na amostra. No caso dos clubes brasileiros, isso significaria que poucos clubes teriam possibilidades de sucesso ao longo dos anos. A pesquisa contribui na discussão sobre a concentração do sucesso no futebol em poucos clubes. Principais resultados: Os resultados sugerem que a concentração dos clubes brasileiros é um menos forte do que a sugerida pela Lei de Zipf. Contribuições teóricas/metodológicas: a literatura nacional apresenta poucas tentativas de se verificar o grau de concentração entre clubes de futebol brasileiros. O uso da econometria – inclusive por meio das técnicas de dados em painel – são a principal contribuição desta pesquisa. Palavras-chave: Ranking da CBF, Lei de Zipf, Economia dos Esportes.