Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 5, n. 3 (2016): Setembro - Dezembro; 111-127
Palavras-chave:
Identidade Nacional; Futebol; Copa de 1938.; Futebol; História; Esporte
Resumo: Neste artigo abordamos a Copa do Mundo de 1938 como o momento de materialização da relação entre identidade nacional e futebol. Durante o governo de Getúlio Vargas as discussões sobre o nacionalismo, brasilidade e identidade nacional ganham força com as iniciativas do governo em formar o Brasil-nação. A construção da identidade nacional conta com a contribuição dos intelectuais e da imprensa, além do Estado que se esforça na criação do Brasil autêntico, singular, longe dos padrões europeus. É durante os anos 1930 que o Estado volta suas atenções para a prática esportiva que havia ganhado as massas. O futebol passa, então, a ser visto como símbolo do nacionalismo brasileiro, elemento que reafirma a brasilidade. O período analisado corresponde à 1930-1938, com ênfase na Copa do Mundo de 1938, realizada na França. Buscamos identificar a relação futebol-identidade nacional nas páginas do jornal O Globo, nas edições de junho de 1938, durante a Copa do Mundo.