Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 9, n. 2 (2020): maio/ago.; 199-213
Palavras-chave:
Mídias Sociais; Consumo Esportivo; Atitude; Intenções Comportamentais. Atributo Semelhante com a Equipe.;
Resumo: Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de atributo semelhante com a equipe sobre atitudes em relação às mídias sociais e intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais.Metodologia / Abordagem: Este é um estudo de pesquisa. A população estatística inclui estudantes de educação física e ciências do esporte da Universidade de Teerã, no Irã. Finalmente, 185 questionários foram devolvidos e analisados. Atributo semelhante com a equipe utilizando o questionário do Heer and et al (2011), Atitudes em relação às mídias sociais usando os questionários Cretti? (2015) e Lin et al. (2009) e intenções comportamentais usando o questionário do Phonthanukitithaworn e Sellitto (2017), foram medidas. Além disso, a validade de face dos questionários foi confirmada pelos professores de gestão esportiva. Para análise dos dados, foram utilizados modelagem de equações estruturais e o programa do SmartPLS.Originalidade / Relevância: Este estudo foi necessário devido à falta de um estudo parecido que examina o uso das mídias sociais no campo do esporte por estudantes no Irã. Além disso, a relação entre essas variáveis ainda não foi estudada.Principais resultados: Os resultados mostraram que a atributo semelhante com a equipe tem um efeito positivo e significativo nas atitudes em relação às mídias sociais e nas intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais. Além disso, atitudes em relação às mídias sociais têm um efeito positivo e significativo nas intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais.Contribuições teóricas / Metodológicas: Para aumentar as intenções comportamentais baseadas nas mídias sociais no campo do esporte, é necessário prestar atenção a atributo smelhante da equipe e à atitude em relação às mídias sociais.