Fonte: Revista Hospitalidade; Volume IX, número 2 - Dezembro 2012; 175-198
Palavras-chave:
Turismo; E-tourism; Mídias sociais; Websites
Resumo: O turismo é um elemento de grande importância para o desenvolvimento da economia, pois gera receitas e empregos, partindo do sistema produtivo local. O e-tourism tornou-se um assunto gerencial relevante considerando que modificou a forma de que como as organizações turísticas se comunicam e negociam com os turistas. O presente estudo tem como objetivo compreender a dinâmica do e-tourism no sistema turístico de Balneário Camboriú, SC, Brasil. Esta investigação, de caráter exploratório de natureza quanti-qualitativa, tendo por base um instrumento estruturado que foi construído através do referencial de publicações referentes ao tema em questão. A coleta de dados ocorreu com gestores (públicos e privados) e turistas. Sendo os parâmetros de análise: a acessibilidade (acesso a internet), a orientação do sistema para o usuário, as mídias sociais, websites e emails. Os resultados apontaram para o uso significativo da prática de e-tourism pelos turistas mais jovens e o meio mais usado foi os websites. A troca de emails, os sistemas de informação voltados aos usuários e a acessibilidade se mostraram áreas onde aprimoramentos se fazem necessárias.