Fonte: Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-11
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas;
Resumo: Este texto se propõe a discutir como o lazer e a hospitalidade são examinados ao extremo quando se relacionam com novas modalidades de convívio. A chegada de novos modos narrativos, como a narrativa transmídia e sua extensão para o location-based game (aqui chamado de game locativo), leva a convivência humana a um novo patamar de desafios no espaço público. Objetivamos aqui identificar algumas possibilidades de ampliação ou revisão de estratégias de turismo e lazer promovidas pela inserção de jogos de realidade aumentada organizadas por narrativa transmídia. Para tanto, discutiremos à luz de teorias da hospitalidade, da comunicação, da narrativa transmídia e dos game studies, algumas possibilidades de turismo e lazer a partir de certas especificidades de games de realidade aumentada. Encontramos neste estudo alguns indicadores de que este tipo de game vem ocupar um lugar inexplorado nos modos de turismo e lazer. O que nos leva a compreender o quanto este tipo de game, em especial o game Pokémon GO aqui estudado, oferece em termos de futuras possibilidades a serem exploradas no universo do turismo e lazer.