Fonte: Revista Hospitalidade; Volume XII, número especial - Maio 2015; 276 - 297
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;; Geração Y. Conhecimento. Valores. Atitude. Atributos do Vinho.
Resumo: Esta pesquisa concentra-se nas motivações que levam a Geração Y a optar por um vinho determinado. A coleta de dados foi feita na forma de revisão de literatura, entrevistas realizadas com especialistas em vinho e degustações de vinhos às cegas e abertas, nas quais foram aplicados questionários e realizadas discussões em grupos focais. Os resultados confirmam que o nível elevado de conhecimento sobre o vinho e as crenças em valores biosféricos influenciam positivamente a apreciação de vinhos orgânicos. Atributos extrínsecos como preço e a variedade da uva são importantes na decisão sobre a compra do vinho. No entanto, na ocasião da repetição da compra, o sabor é mais importante. Para futuras pesquisas, aconselha-se medir o efeito da exposição do produto e da promoção em longo prazo do vinho orgânico sobre a prática de apreciação do vinho orgânico pela Geração Y.