Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.03 - 2019; 198-219
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Conteúdos Gerados pelos Usuários; Meios de Hospedagem; TripAdvisor; Acessibilidade
Resumo: A partir dos anos 2000, com a criação de novas ferramentas tecnológicas, a comunicação social foi modificada. Nesta tendência, o turismo mudou para uma versão 2.0. Tal adoção deu voz aos turistas, visto que a Internet transmudou-se de uma plataforma publicitária para uma plataforma participativa e interativa, representada por aplicativos, serviços e comunidades virtuais. Neste cenário, os conteúdos gerados pelos usuários (CGU) começaram a receber maior atenção por parte dos gestores turísticos devido à sua influência nas decisões de compra e percepções de qualidade dos viajantes. Estudos quantitativos sobre determinantes, motivação e adoção desses conteúdos são comuns, mas quais temas são abordados nos mesmos? A Acessibilidade em meios de hospedagem, em voga no cenário nacional, compõe o discurso dos usuários? A partir dessas indagações, o presente artigo propôs verificar se (e como) o tema da Acessibilidade em meios de hospedagem de Natal, no Rio Grande do Norte, é retratado nos CGU do TripAdvisor. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que o discurso da Acessibilidade e seus termos correlatos perpassam pelos conteúdos dos CGU e são expressos por meio de críticas, elogios, sugestões e descrições, numa linguagem informal, mas consciente de uma realidade.