Fonte: Revista Hospitalidade; v. 13, n. 1 (2016); 48-65
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; turístico; Marketing de destino; Fatores críticos de sucesso; Gestão de destino
Resumo: Resumo: O Turismo caracteriza-se cada vez mais como uma atividade socioeconômica que contribui para o desenvolvimento local, regional e nacional. O destino turístico é o centro da indústria do turismo e se destaca como principal atração acirrando cada vez mais a competitividade, ampliando a responsabilidade dos gestores do destino. Assim, é importante que os destinos conheçam muito bem os fatores-chaves de sucesso para ofertarem as melhores experiências turísticas. A cidade de Itajaí/SC registra um crescimento da atividade turística, influenciado pela realização das regatas internacionais e da temporada de cruzeiros marítimos. Esta pesquisa investigou se a legislação vigente que regulamenta as atividades de turismo da cidade contempla os fatores críticos de sucesso propostos no modelo de Baker e Cameron (2008). Adotou-se procedimentos de pesquisa exploratória, com delineamento qualitativo e análise de documentos. Como fonte de dados foi utilizado o plano plurianual do município, leis municipais, site oficial da prefeitura municipal e outras mídias de divulgação de Itajaí. Verificou-se que os FCS não são contemplados ou são parcialmente. Recomenda-se que o órgão de gestão do turismo desenvolva um planejamento estratégico de turismo, definindo missão, objetivos, identidade do destino, estratégias, utilize de pesquisas e estatísticas, e estabeleça indicadores para avaliação e controle.