Fonte: Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-13
Palavras-chave:
Hospitalidade; Turismo; Hospitalidade. Lazer. Turismo. Realidade Aumentada. Pokémon Go.
Resumo: Este artigo trata de um jogo que vem fascinando populações de diferentes idades e países - o Pokémon Go – e pergunta sobre o impacto de sua prática na hospitalidade cotidiana. Adotando o formato de um ensaio, o texto confronta ideias e teorias aos dados secundários de pesquisas realizadas, distinguindo três dimensões da hospitalidade possíveis de análise do jogo: (a) como atividade de lazer que se situa no plano de um novo interesse cultural, o virtual; (b) como prática turística, estimulando a exploração do espaço urbano e, com o recurso da Realidade Aumentada, incentivando viagens; e (c) como atividade que de alguma forma interfere nos processos de hospitalidade propriamente dita, podendo ser relacionada aos processos de hospitalidade do ser humano em relação aos animais e, por extensão, a objetos.