Publicações de Turismo
Nova busca:        


UMA XÍCARA DE CAFÉ? A IMPORTÂNCIA DOS ATRIBUTOS DE UMA CAFETERIA NA DECISÃO DE CONSUMO.
 
     UMA XÍCARA DE CAFÉ? A IMPORTÂNCIA DOS ATRIBUTOS DE UMA CAFETERIA NA DECISÃO DE CONSUMO.
     
     


Autor(es):
MARINHO, Celina de Souza
ALMEIDA, Simone de Lira
SALAZAR, Viviane Santos


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-24

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; turismo; Hospitalidade; Alimentação; Restaurante; Cafeteria


Resumo: O estudo teve o objetivo de investigar a importância dos atributos de uma cafeteria na decisão de consumo dos clientes de um estabelecimento localizado em um shopping na cidade do Recife-Brasil. A pesquisa incluiu a aplicação de 165 questionários, analisados com auxílio do método Kano de Qualidade Atrativa e Obrigatória, que classifica os atributos em obrigatórios, unidimensionais e atrativos. Os resultados indicam que iluminação, música, decoração, espaço reservado, cardápio variado, cafés feitos à base de grãos especiais e a presença de um barista foram considerados atributos atrativos, ou seja, estimulam o consumo. O atributo “característica do café” foi considerado unidimensional, tendo sua capacidade de estímulo à compra dependente de seu desempenho. O atributo “acesso sem fio à Internet” foi considerado neutro e os atributos eficiência, cortesia e limpeza foram considerados obrigatórios, o que indica que o desejo de frequentar a cafeteria está condicionado à presença e desempenho suficiente destes atributos.