Fonte: Revista Hospitalidade; Volume VI, Número 1 - Junho 2009; 77-89
Palavras-chave:
Turismo; Mercado. Hospitalidade na cidade. Estudo qualitativo em turismo. Vitória-ES. Hortomercado.
Resumo: Os mercados das cidades são reconhecidos como lugares de encontro de seus moradores e, ao mesmo tempo, são a expressão efetiva da identidade da cidade. Desse modo, constituem-se e são reconhecidos como verdadeiros centros turísticos. Neste artigo é apresentado o estudo sobre o Hortomercado de Vitória, ES, desenvolvido com o objetivo de avaliar a receptividade ao conceito de reativação do Hortomercado, enquanto lugar de hospitalidade da cidade de Vitória, concentrando ali a oferta de diversos serviços turísticos. Por meio de estudo qualitativo foram realizadas entrevistas em profundidade, com lideranças representativas da cidade e do estado. O resultado mostra o desejo e a necessidade de oferecer, ao turista e à população da cidade, um lugar que concentre, de modo resumido, a hospitalidade da cidade de Vitória e do estado do Espírito Santo.