Fonte: Revista Hospitalidade; v. 15, n. 1 (2018): Revista Hospitalidade 2018; 95-116
Palavras-chave:
Administração de seviços; Gestão de Serviços; Turismo e hospitalidade; Comportamendo do Consumidor, Servqual, Mulher rendeira, Região turística, Sociedade brasileira
Resumo: As festividades constituem traço marcante de diversas culturas e também e constituem exemplos típicos de estudos organizacionais - festa é cultura, é organização cultural, é projeto cultural embebida em multiplos contextos históricos, tradicionais e contemporâneos revitaliza e dinamiza o espaço e tecido social. O presente estudo avalia a qualidade dos serviços prestados na Pomerfest, utilizando a abordagem teórico-metodológica Servqual. Examina a matriz importância e satisfação como ferramenta para análise dos dados em relação às cinco dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibilidade. Verifica a qualidade dos serviços ofertados pelas mulheres comerciantes, destacando os pontos fortes e fracos do processo de desenvolvimento de serviços durante o festejo tipicamente germânico pioneiro no circuito turístico espírito-santense. Essa pesquisa caracteriza-se como levantamento, utiliza como instrumento o questionário semiestruturado. Os resultados obtidos evidência que a clientela considera a dimensão empatia importante e bem desempenhada pelas mulheres que ofertam serviços nesse evento.