Fonte: Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 2013
Palavras-chave:
Hospitalidade e Design de Serviços; Hospitalidade virtual, design de serviços, sites, experiência.
Resumo: A busca pela compreensão da hospitalidade virtual e da possibilidade em torná-la atributo dos serviços via web foi o desafio desse documento e o questionamento pelo qual se norteou. A procura por definições mais precisas de como é possível formular espaços virtuais hospitaleiros, o que exatamente se considera e os indicadores que o levam a essa condição foram delineadas a partir dos estudos que envolvem outros campos do saber como o do design de interação e o ferramental dos processos de avaliação dos sites como ambientes acolhedores e preocupados com a experiência do cliente(usuário). O texto é norteado pelo questionamento da possibilidade em conceber a hospitalidade e transformá-la em condição exequível e mensurável, mesmo considerando a incondicionalidade dessa ação quando associada a serviços. A condução alcançou duas categorias de análise e alguns indicadores iniciais que permitem tratar desde a construção até a avaliação da hospitalidade como competência subjetiva e adjetiva no espaço virtual, notadamente os sites, ambiente escolhido para essa primeira construção. Palavras chaves: Hospitalidade virtual, design de serviços, sites, experiência.