Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 1 (2021): março; 751-772
Palavras-chave:
Banca da Ciência; Diversidade Cultural; Atividades de Lazer
Resumo: Esse relato é fruto de ações do projeto de extensão do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – câmpus Salto), é um recorte de uma ação ampla, intitulada “Banca da Ciência na Escola”, que nasceu na Universidade de São Paulo (EACH-USP). Geralmente, as práticas deste projeto são realizadas no contra turno escolar, sob uma perspectiva lúdica em conexão com manifestações artístico-culturais e temas sociais, por meio de intervenções não-formais em ambiente escolar e espaços públicos. Nesse caso específico, o Banca da Ciência, por meio de jogos e dinâmicas que envolveram a diversidade cultural propiciou o acesso e democratização sobre questões de diferenças e identidades a partir de contextos culturais, históricos e sociais promovendo reflexões e tensionamentos em torno da interseccionalidade de gênero, raça e classe, para alunos e alunas de escolas públicas na cidade de Salto - SP.