Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 23 n. 4 (2020): dezembro; 320-347
Palavras-chave:
Rádio; Futebol; Atividades de Lazer
Resumo: O objetivo desse estudo é compreender as percepções de indivíduos sobre o ato de ouvir futebol pelo rádio, tomando como referência a comparação com outros meios de comunicação e as transformações que a tecnologia – sobretudo a internet – tem trazido às transmissões radiofônicas. Considerando que essa ação faz parte do lazer de muitos brasileiros, nosso estudo é fruto de combinação entre pesquisa bibliográfica e de campo, com sua parte empírica realizada através de um questionário respondido por 20 ouvintes da Rádio Inconfidência (BH/MG). Os resultados mostram que o rádio é visto como um meio de comunicação que permite uma maior aproximação entre o público e os transmissores das disputas esportivas. Nesse contexto, as novas tecnologias se colocam como ferramentas que estreitam esses laços, possibilitando o aumento da participação do ouvinte durante as transmissões e elevando a identificação do torcedor com a emissora.