Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 23 n. 4 (2020): dezembro; 119-155
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação; Cultura; Política Pública
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar e analisar os significados das atividades esportivas e de lazer para frequentadores do Esporte Cidadão do município de Indaiatuba-SP. Como procedimento metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica e de campo. O estudo tem um caráter qualitativo e quantitativo, sendo a pesquisa de campo realizada com os alunos do projeto que estão há mais de dois anos frequentando as aulas. As técnicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas semiestruturadas, observação das atividades e conduta dos alunos e diário de campo. O projeto na visão dos sujeitos participantes oferece oportunidade para a socialização, competição e diversão. Com relação ao entendimento sobre lazer, os interesses mais vinculados pelos entrevistados, são os interesses sociais. Os significados que os alunos entrevistados atribuem às atividades do projeto se remetem à procura de relacionamentos, de querer socializar-se mais, buscar novas amizades, conseguir trabalhar em equipe e saber lidar com pessoas.